sábado, 12 de maio de 2012

24 horas em Amsterdam

Amsterdam foi uma cidade que agradou logo na chegada. Eu não curto janela de avião, não presto atenção nenhuma na paisagem e chego a ficar incomodada com a claridade, mas lá foi diferente. Não sei porque olhei para fora na hora da chegada e vi uma linda paisagem. Campos recortados, com estradinhas e canais, flores coloridas e muitos moinhos. Um encanto!
No aeroporto, também foi ótimo. Bem estruturado e sinalizado, com tulipas lindas na florista e nas jardineiras em frente. O shuttle funcionou bem: prático, rápido e eficiente. Excelente começo.


Apesar dos planos de, à tarde, visitar o Museu Van Gogh e a Casa de Anne Frank, o tempo que tínhamos disponível era tão pouco e o passeio matutino foi tão bom que optamos por passar o resto do dia batendo perna na cidade. Caminhamos muito e andamos de barco, no sistema hop-on hop-off.


Os canais são lindos e fotogênicos, com as casas-barco, as pontes, as margens com casinhas bacanas e belos jardins. O barco não foi tão legal, por ser fechado e fundo. Como eu não sou exatamente alta… ficava desconfortável para conseguir ver tudo.


O centro é como qualquer cidade grande: feia, suja e bastante movimentada. A Dam não tem nada de atraente e a Damrack... bom, quem sabe numa próxima vez consiga me conquistar. Também não vi muita graça no Red Light District, talvez porque fosse de dia. A loja Condomerie merece a visita, nem que seja para olhar a criativa vitrine.


No mais, a cidade é deliciosa. Perfeita para aproveitar. Sozinho, a dois ou em grupo...


As bicicletas estão por toda parte. Os estacionamentos tem vários andares e ficam tão cheios que deve ser difícil localizar a sua depois…


As tulipas também estão espalhadas na cidade inteira: de todas as cores e tamanhos, abertas ou em botão, em canteiros monocromáticos ou coloridíssimos. São absolutamente lindas! Tem até o Museu da Tulipa, se alguém se interessar.


O Vondelpark é ótimo para passear, uma graça. Nosso hotel ficava ali do lado e a localização me agradou bastante. A região é das mais bonitinhas. Tranquila mas com vários cafés e restaurantes, fica ao lado dos Museus Van Gogh e Rijks, cujo prédio é bem bacana.


Também gostei da Praça Rembrandt e do bairro Jordann, mas o que me enlouqueceu foi o mercado de flores. Muito legal!


As tulipas estavam por E$10 o maço com 50. Incrível, não?
E tinha também tulipa de madeira, de seda… Tudo lindo. Fora as outras flores e ervas, os artigos para jardins, as sementes e os bulbos.
Nem acredito que consegui sair de lá sem comprar nada. Foi difícil me convencer a não trazer um saco cheio para plantar em casa.
Sei que é proibido, mas para falar a verdade... no dia seguinte já estava totalmente arrependida desta obediência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário