terça-feira, 16 de abril de 2013

Projeto Cultura sem Limites

De nossas agradáveis e variadas conversas na aula de Pilates, surgiu a ideia de estudarmos história da arte. Mais um dentre nossos sempre geniais planos, alguns já implementados e outros ainda embrionários.
O Clube Literário, por exemplo, está ativo desde 2011 e já rendeu muitos frutos, inclusive na área das artes manuais. Mas, justiça seja feita, ele já era um projeto do Pedro e da Sheila, não gerado exatamente na nossa turma de Pilates. O Conversação em Francês começou em março deste ano e está indo muito bem, obrigada. Já o Encontro Gastronômico está só no papel. Mea culpa.

Mas voltemos ao projeto Cultura sem Limites.
Da aula de história da arte a ele, foi um pulo. Nenhuma das três gosta de viajar, né?
Surgiu o plano de fazer uma viagem de estudo, uma aplicação prática dos nossos conhecimentos recém adquiridos.
Conversa muito vai, conversa muito vem, optamos pela Toscana. Lá nos pareceu o local perfeito para associar a arte de Florença com nosso interesse gastronômico, além de ser um dos lugares mais espetaculares do mundo mesmo se você não quiser compromisso com nada. Inspiração suprema para o dolce far niente.
Decidido o destino, o negócio ficou tão interessante que Roger e Pedro imediatamente se candidataram a auxiliares na empreitada. Conseguimos, facinho, motorista e cozinheiro. Viva! Negócio fechado.

Planos a mil.
Mãos à obra.


Primeiro encontro deliberativo

Data: 6 de abril
Horário: 20 horas
Local: Casa de Sheila e Pedro

Cardápio:
- Salada deliciosa do Pedro
- Cuscuz marroquino com leguedê de legumes
- Filé de peixe gratinado da Dona Flora


- Carménère Porta
- Suco de uva
- Goiabada Zélia com queijo
- Thé noir avec fruits des bois

Deliberações:

Data - De 2 a 12 de novembro com possível extensão a Paris, entre 13 a 15 de novembro, para Congresso de Psicologia.
Hospedagem - Casa alugada na zona rural da Toscana, com uma bela cozinha e o mínimo de 3 quartos e 2 banheiros. Se possível, com varanda, quintal ou jardim.
Ponto de encontro - Milão

Foi uma noite bem temperada: pesquisas, sonhos, anseios, simplicidade, sofisticação
Amigos do coração, boas conversas e risadas.
E de quebra... Lindas fotos de Sheila e Pedro em Cartagena, na Colômbia.

É claro que essa viagem vai ser ótima! Mas o nosso encontro deliberativo foi tão bom que tem valor independentemente de qualquer coisa. Será muito especial partilhar esta viagem com tão queridos amigos: deu para sentir só nesse momento de planejamento, o primeiro de vários.
Essa sensação, da reunião preparatória ter sentido por si só, me remeteu a uma cena sensacional.

Vive-se uma vida em um momento.
Alguém lembra dessa frase? Foi dita por Frank Slade, personagem de Al Pacino no filme Perfume de Mulher: um ex-militar que ficou cego ao explodir uma granada e desenvolveu o olfato e uma percepção incrível do que acontece a sua volta.  Numa das melhores cenas do filme, em um restaurante, ele se aproxima da mesa de uma moça que parece entediada por esperar alguém. Ele a convida para dançar o belíssimo tango Por Una Cabeza mas ela, receosa, diz que o homem que espera poderá chegar a qualquer momento. Slade responde: - mas em um momento se vive uma vida.
Clique aqui para assistir

Nenhum comentário:

Postar um comentário