quarta-feira, 23 de abril de 2014

Itália: Vale d' Aosta e Piemonte


Aosta preserva muitas ruínas romanas e é a porta de entrada para o Parco Nazionale del Gran Paradiso, com extraordinárias vistas das montanhas.

Turim é uma cidade grande, mas suas atrações ficam bem concentradas e valem muito a pena. Gostei especialmente do Palazzo Reale e do Museu Egípcio, um dos mais importantes do mundo. Abriga, além de muitas múmias e da reconstrução de um templo, uma incrível tumba do século XIV a.C. completíssima, com os alimentos, ornamentos e ferramentas enterrados com o corpo para utilização na vida após a morte. A fachada simples do Palazzo Reale não nos permite antever a riqueza de sua decoração e o esplendor de seus ambientes, que preservam móveis, tapeçarias e ornamentos utilizados pela família real de Savóia.
Ainda no centro, ao redor da via Roma e suas arcadas, estão a Galleria Sabauda, os Palazzos Carignano e Madama e o Duomo.
Ao fundo, a paisagem dos Alpes e a torre que é marco da cidade - Mole Antonelliana.


A estrada que sai de Turim em direção oeste conduz a antigos vilarejos montanheses com típicas construções de pedra e madeira. Susa preserva vestígios de sua ocupação romana e Avigliana mantém sua atmosfera medieval. A estrada segue até a região da Via Lattea - uma região nos Alpes Italianos e Franceses, famosa pelos esportes de inverno.


Foi na região de Turim que tiveram origem os grissinis, aqueles palitos crocantes de pão. Apesar de no Brasil serem muito sem graça (talvez por serem, na maioria, industrializados), os italianos são deliciosos e praticamente todos os restaurantes fazem os seus. Experimente!


Para um jantar gostoso em Turin, indico o Ristorante Marcello.



Veja aqui mais fotos do Vale d'Aosta e Piemonte.

Saiba mais sobre a Itália:

Itália: Marche
Itália: Emília Romana
Itália: Nápoles e Campanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário