quinta-feira, 12 de março de 2015

Sabores da Holanda

É difícil responder qual a comida típica da Holanda ...
Talvez os queijos...


Além dos internacionalmente conhecidos Gouda e Edam, vendidos nos mais diversos pontos de maturação e com variados temperos, há uma infinidade de outras opções gostosas...


Uma peculiaridade holandesa é o costume do sanduíche na hora do almoço. Até o cardápio dos restaurantes é diferente para o almoço e para o jantar, que é mais substancioso. São usuais sanduíches quentes ou frios, com recheios variados: do simples queijo e presunto até a requintada maionese de lagosta, passam por enguias, atum, salmão e camarões,  preparações de carne e frango e ovos. Um tradicional e delicioso é com croquetes de carne.


O grande sucesso, porém, são os sanduíches de enguia defumada (paling). Sei que parece meio estranho (e a carinha da bicha não ajuda em nada) e até eu mesma não faria essa escolha se não fosse a indicação de um amigo, cuja mulher e filhas adoram a iguaria. Não me arrependi em nada: é mesmo delicioso! E se encontra facilmente, qualquer trailer de frutos do mar tem.


Os peixes do Mar do Norte são sempre frescos e deliciosos, especialmente bacalhau, arenque e salmão. Geralmente vem acompanhados de batatas e vegetais. Nós tivemos a felicidade de pegar a temporada dos aspargos e foi uma perdição.


Como resultado da colonização da Indonésia, a Holanda adquiriu muitos hábitos alimentares daquela cultura. São muitos comuns os restaurantes indonésios, chineses e vietnamitas. Muito popular é o rijsttafel - uma refeição composta de vários pratos, em pequenas porções, acompanhados de arroz. Embora os pratos servidos sejam da culinária indonésia, a refeição é uma invenção dos colonos holandeses que ocuparam aquele país, A intenção era impressionar os visitantes tanto pela fartura de alimentos como pela natureza multi-étnica do arquipélago indonésio.


São comuns, também, as panquecas e os waffles belgas (gaufres). As panquecas são bem diferentes das nossas e dos crepes franceses, mas gostosas.


Os waffles são menores e de massa bem mais grossa que os americanos. Para o meu gosto, só ficam bons quando feitos na hora. Depois de frios ficam mais duros, quase como biscoitos, e não tem chapa ou microondas que dê jeito.
Uma coisa que adorei foram as mini-panquecas, que se chamam poffertjes.


Outra delícia é o stroopwafel, uma espécie de "casadinho" de dois biscoitos com recheio de caramelo. Pode ser comido puro, mas é bem tradicional (e espetacular) consumi-lo com café. Você coloca um biscoito do tamanho da boca da sua xícara ou caneca, tampando-a. O vapor quente vai derretendo o caramelo e o biscoito absorve o aroma do café. Quando estiver molinho (uns dois minutos depois), é só saborear. Bom demais!


Sucesso, também, são os biscoitos de speculaas. Bem crocantes, são feitos com manteiga e açúcar mascavo e bem condimentados com canela, noz-moscada, cravo, gengibre e cardamomo. Inspirado neles, o Speculoos é um delicioso creme de passar no pão. Forte concorrente para a Nutella...


Mais sobre a Holanda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário