domingo, 10 de maio de 2015

Holanda: Região Norte e Leste


Gelderland
Às margens do rio Waal, a simpática Nijmegen foi cenário de intensas batalhas no final da Segunda Grande Guerra. O hotel em que nos hospedamos, inclusive, foi o quartel general de tropas americanas. A região foi palco da operação Market Garden, que objetivava a tomada das pontes ao longo da fronteira com a Alemanha. Próximo a Arnhem, o Airborne Museum retrata a atuação dos paraquedistas e o sofrimento da população civil.


A pequenina Culemborg tem bonitas ruelas em torno da praça do mercado. A cidade murada, que data de 1318, é cercada por canais. Fica bem interessante, com os canais funcionando como fosso. Diferentemente de outras cidades muradas, o castelo fica fora dos muros.



No meio do National Park De Hoge Veluwe, um enorme refúgio de vida selvagem, fica o Kröller-Müller Museum. O grande destaque desse museu é a esplêndida coleção de obras de Van Gogh, que inclui trabalhos famosos como Comedores de Batatas e Café em Arles.


Ainda nesta região, não se pode perder a visita ao Paleis Het Loo. Usado como residência de verão de gerações dos Orange, o palácio tem interior luxuoso e típicos jardins formais do século 17.



De Heksendans Pannenkoekhuis, em Berg en Dal.
Hotel Courage Sionshof, em Nijmegen.

Overjisel
Capital da província, Zwolle conserva trechos das antigas fortificações. O antigo fosso transformou-se num belo jardim e a bonita Sassenpoort se destaca em meio ao casario. Na praça da Grote Kerk há uma escultura de Rodin e o decorado edifício da Hoodfwacht, guarita construída no século 17 que funciona como posto policial.


Na pequenina Ootmarsum parece que o tempo parou, apenas as badaladas na torre da igreja do século 13 afetam a tranquilidade de suas ruas.


O local mais bonito da província, porém, é, sem sombra de dúvida, o vilarejo de Giethoorne. Em meio a pitorescos canais, resultantes da extração da turfa, belas casas e agradáveis jardins podem ser explorados num fascinante passeio de barco. Alugue o seu por 17 Euros e desfrute. O lugar merece!


Hotel e Restaurante De Rozenstruik, em Ootmarsum.

Drenthe
O turismo em Drenthe está relacionado, principalmente, com a rota dos megálitos - restos de sepulturas do período neolítico. Dos 54 megálitos existentes na Holanda, 52 estão nesta província. Em Emmen, fica o Grande Túmulo de Schimmer Es e mais dez conjuntos de pedras arredondadas feitos há 5 mil anos. Borger é a capital da Hunebeddengebeid ou região dos megálitos. O National Hunebedden Informatiecentrum fica ao lado do maior megálito da Holanda e apresenta uma mostra sobre o povo beaker, a quem se atribui a construção dos monumentos. Fora do roteiro arqueológico, a grande atração é a paisagem: extensas florestas, urzais e campos de turfa.


Groningen
Bourtange é uma cidade fortificada minúscula e charmosa que fica entre um labirinto de fossos em forma de estrela. Os antigos alojamentos da guarnição funcionam, atualmente, como lojas e cafés.


Fraeylemaborg é um castelo da Idade Média, cercado por fosso duplo e com um bonito jardim barroco.


Capital da província, a cidade universitária de Groningen tem muitos jardins (hofje), em geral pertencentes a antigos albergues. O Prisenhoftuin fazia parte do palácio episcopal. Atrás da prefeitura, fica o Goudkantoor. Esta bonita construção de 1635 funcionava como tesouraria, daí seu nome, que significa depósito de ouro.


Na pacata Appingedam as cozinhas das casas medievais seguem dependuradas sobre o rio. Balsas decoradas como varandas, ancoradas no fundos das casas, propiciam, suponho, bons passeios pelos canais no verão.


A visita à mansão Menkemaborg, em Uithuizen, é muito interessante. Os cômodos estão mobiliados com peças autênticas da época, com destaque para a cozinha.


Villa de Theetuin, em Bellingwolde
Hotel e Restaurant Spoorzicht, em Loppersum

Friesland
Por ter grande parte do seu território abaixo do nível do mar e ser muito pantanosa, a região tem muitos diques e canais. Local de origem dos frísios, povo amante da liberdade, preserva suas tradições, inclusive o idioma. A pérola da região é a pitoresca Hindeloopen, aldeia de pescadores e marinheiros que possui hábitos, dialeto e pintura próprios. Com canais e pontes, a cidade encanta e oferece ótimas opções de restaurantes de pescados e frutos do mar.


Clique aqui para ver outras fotos da Região Norte e Leste da Holanda.

Mais sobre a Holanda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário