sexta-feira, 12 de junho de 2015

Macarronada de forno

Eu não gosto muito de macarrão de forno não. Minhas predileções são sempre pelo macarrão cozido na hora, misturado imediatamente ao molho (também não gosto daquela travessa com macarrão no fundo e o molho só despejado por cima) e levado à mesa. 
Mas, às vezes, alguns aspectos práticos da vida obrigam a deixar o prato preparado com alguma antecedência. Nessas situações, recorro ao macarrão com queijo da minha mãe, que é um espetáculo; a uma receita antiga de massa com brócolis, que fica boa tanto preparada na hora quanto levada ao forno, e à chamada "macarronada". A receita da macarronada que gostamos aqui em casa está a seguir. As do macarrão da d. Cleir e da massa com brócolis ainda não postei aqui mas prometo para breve (agora sim, veja aqui).


Ingredientes:
1 pacote de massa curta
1 colher bem cheia de manteiga
500g de carne moída temperada a gosto
1 xícara e meia de molho de tomate pronto
1 caixinha de creme de leite
meia lata de milho verde
meia lata de ervilhas
1 xícara de azeitonas sem caroço picadas
200g de presunto picadinho
200g de mussarela (ou outro queijo de sabor suave) 
3 colheres de requeijão cremoso
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe a massa al dente, escorra e misture a manteiga delicadamente. Eu também misturo algumas ervas desidratadas nesta hora. Pode ser manjericão, manjerona, orégano, cebolinha (fresca)...
Refogue a carne moída em alho e cebola e deixe cozinhar sem formar muito caldo. Quando a carne estiver pronta, apague o fogo e misture o molho de tomate, o requeijão, o creme de leite, o presunto, o milho e a ervilha, as azeitonas e o creme de leite. Misture com cuidado à massa cozida e deixe esfriar. Adicione o queijo picadinho e misture delicadamente. Transfira para uma forma refratária e leve ao forno por uns 15 minutos, até esquentar bem e dar uma dourada.
Também dá para fatiar a mussarela e, em vez de misturar na massa, colocar por cima de tudo, levando ao forno para gratinar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário