quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Tagliatelle com manteiga e sálvia

O Tagliatelle é uma massa semelhante ao fettuccine, um pouco mais estreita, e seu nome vem do italiano "tagliare", que significa cortar.
Originária da região da Emília-Romanha, é a mais popular das massas cortadas em tiras e vai bem com molhos encorpados ou com pedaços. É tradicionalmente servida com ragu de carne, que aqui no Brasil (e em outras partes do mundo) foi adaptado e batizado de Bolonhesa, ou seja, à moda de Bolonha - capital da região.
Apesar dessa vocação, o tagliatelle fica muito bom na simplicidade da manteiga e sálvia. Aromático e saboroso! Vale experimentar.


500 g de tagliatelle
20 folhas de sálvia fresca (ou mais, se gostar bastante)
1 colheres de azeite
3 colheres de manteiga
sal e pimenta-do-reino a gosto

Coloque a massa para cozinhar em uma panela funda com água fervente e uma colher de sal.
Em uma frigideira, aqueça o azeite com a manteiga até derreter. Junte as folhas de sálvia, o sal e a pimenta. Mexa e salteie um pouco,
Escorra a massa quando estiver al dente, reservando 2 colheres da água de cozimento. Misture bem a massa, a manteiga de sálvia e a água reservada. Dê uma leve salteada e ajuste o sal e a pimenta. Disponha nos pratos ou na travessa em que vai servir, despeje o restante do molho por cima e polvilhe com queijo ralado. Sirva imediatamente.

Mais sobre massas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário